Você sabia?
Durante o período de distanciamento social, diversos países registraram aumento no número de casos de violência doméstica e no Brasil não foi diferente!
A violência contra a mulher é um problema que não começou com a pandemia e não vai acabar com a vacinação, por isso, precisamos estar unidas e informadas sempre! Vamos relembrar quais são as instituições a que você pode recorrer em caso de violência?
Essa cartilha Med-Tour Saúde foi reestruturada com base nas informações originais da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM)
Consulte sempre que precisar!
O que é?
É um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Ouvidoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Ligue 180 tem por objetivo receber denúncias de violência, reclamações e elogios sobre os serviços da rede de atendimento e orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços, quando necessário.
O Ligue 180 funciona 24 horas, todos os dias da semana, sem pausa!
O que é?
A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que propõe o atendimento humanizado e integrado às mulheres em situação de violência. No mesmo espaço físico, estão presentes diferentes serviços especializados que atendem aos mais diversos tipos de violência contra as mulheres, como:
● Acolhimento e triagem;
● Apoio psicossocial;
● Delegacia especializada;
● Serviço de promoção de autonomia econômica;
● Espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca;
● Alojamento de passagem e central de transportes;
● Juizado especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres;
● Ministério Público;
● Defensoria Pública.
O que são?
Os Centros de Referência de Atendimento à Mulher são espaços públicos que prestam acolhimento, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de
violência.
A Central de Atendimento à Mulher – LIGUE 180 – poderá informar o telefone e o endereço do serviço na sua região. Basta ligar 180! A ligação é gratuita e confidencial.
O que são?
São unidades que prestam Serviços de Saúde Especializados no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência e contam com equipes multidisciplinares (psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos), capacitadas para atenderem principalmente os casos de violência sexual.
É por meio dessas unidades que se faz a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – incluindo o HIV – e se oferece apoio psicossocial às mulheres. Esses serviços fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os demais serviços médicos, principalmente aqueles relacionados às emergências, funcionam de maneira ininterrupta (24 horas), inclusive durante a pandemia da COVID-19.
O que são?
As Casas-Abrigo são locais seguros que oferecem abrigo protegido e integral às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, sob risco de morte iminente, e a seus filhos (crianças e adolescentes – a idade máxima é variável conforme a Casa).
Trata-se de serviço temporário e de caráter sigiloso, no qual as usuárias poderão permanecer por período determinado, ou seja, tempo suficiente para deixarem de correr riscos e retomarem o curso de suas vidas.
Para saber se o seu município conta com Casa-Abrigo, Ligue 180!
O que são?
Os NUDEMs são Defensorias Públicas Estaduais Especializadas voltadas para o atendimento qualificado e especializado da mulher em situação de violência doméstica e familiar. Prestam
assistência jurídica integral e atendimento psicossocial.
O Ligue 180 poderá informar telefone e endereço do serviço. Atenção! Ainda que não exista uma Defensoria Pública Especializada em seu município ou região, você não ficará sem assistência. Nesse caso, a Defensoria Pública (não especializada) atenderá também os casos de violência doméstica e familiar.
O que são?
As DEAMs ou DDMs são unidades especializadas da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra as mulheres. Entre suas ações, estão o registro de Boletim de Ocorrência e a solicitação ao juiz das medidas protetivas de urgência, nos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres.
A Central de Atendimento à Mulher – LIGUE 180 – poderá informar o telefone e o endereço do serviço.
O que são?
São patrulhamentos especializados no enfrentamento à violência contra as mulheres. Suas ações buscam a prevenção da violência e a proteção às vítimas, com especial destaque para a fiscalização de medidas protetivas de urgência. O objetivo é reduzir os índices de violência e evitar a ocorrência de feminicídio.
Os Juizados/Varas Especializados(as) são órgãos da Justiça responsáveis por processar, julgar e executar as causas decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme previsto na Lei Maria da Penha
Observe se as mulheres – especialmente meninas e adolescentes – estão sendo vítimas de carinhos forçados, intimidades inadequadas ou abusos sexuais, no âmbito do seu lar ou do vizinho.
Notou algo estranho? Denuncie por meio do Disque 100, Ligue 180 ou 190.
A mulher gestante passa por mudanças em seu sistema imunológico, o que pode torná-la mais vulnerável ao vírus da Covid-19. Por isso, você deve manter atenção redobrada!
A doação de leite materno é uma prática que pode salvar vidas! Especialmente de bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer. Durante a pandemia, o Ministério da Saúde recomendou que a doação de leite humano seja realizada somente por lactantes saudáveis e sem contato domiciliar com pessoa com síndrome gripal.
A medida adotada já é rotina nos bancos de leite, que não podem aceitar doação de lactante que não esteja saudável.
Essas medidas visam evitar riscos de contaminação durante a extração do leite.
Lembramos que a doadora de leite humano não deve estar em uso de medicação que possa comprometer o leite materno
O Ministério da Saúde recomenda que as gestantes que apresentarem os sintomas de gripe adiem, em 14 dias, os chamados procedimentos eletivos, como: consultas e exames de rotina.
Caso apresente febre alta ou falta de ar, procure o mais rápido possível o atendimento na unidade onde realiza o seu pré-natal.
Mas, se você está gestante e não apresenta sintomas da COVID-19, a recomendação é que o pré natal seja realizado normalmente.
A recomendação é que a mãe que esteja amamentado não seja separada do bebê, mesmo que esteja contaminada pelo coronavírus, e que, a cada mamada, realize, conforme recomendado, a higienização das mãos, antes e depois da amamentação.
Mantenha distância de 2 metros entre o berço do bebê e o leito da mãe. Vale lembrar que o leite materno é o melhor alimento para o bebê e que, até o momento, não existe evidência científica que comprove a transmissão por meio do leite materno.
A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam à lactante que esteja infectada pelo coronavírus, ou com suspeita de infecção, que utilize máscara durante a amamentação, como forma de proteger o bebê das gotículas de saliva que possam ser transmitidas da mãe para o filho!
Compartilhe esse material com sua família, amigas e com as amigas das amigas, afinal, você pode fazer a diferença com esse simples gesto!
A Med-Tour incentiva essa ideia!
Vamos juntas lutar pela saúde e bem-estar umas das outras!