Meio Ambiente

SUAS AÇÕES PODEM MUDAR O MUNDO.
CONHEÇA UM NOVO JEITO DE VER E AGIR.

A implantação da Coleta Seletiva na MedTour Saúde foi uma iniciativa da CIPA 2009. Com a implatação desse projeto a MedTour Saúde é a primeira empresa hospitalar de Guarulhos a contribuir ativamente com o Meio Ambiente, que tanto vem sofrendo com a poluição gerada pela comunidade.
 

O QUE É COLETA SELETIVA?

É um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, tais como: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos. Estes são previamente separados na fonte geradora. Estes materiais são vendidos às indústrias recicladoras ou aos sucateiros.
 

RECICLAR

É transformar a matéria-prima em novos produtos. A reciclagem contribui para a preservação ambiental, gera renda, economiza energia e recursos naturais, além de diminuir a quantidade de resíduos sólidos.

Por isso que é usado o conceito dos QUATRO Rs; Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar. Assim, é necessário consumir menos, evitar desperdícios, utilizar melhor os materiais e adotar nova postura em relação aos resíduos sólidos.
 

BENEFÍCIOS GERADOS PELA RECICLAGEM NOS SEGUINTES ASPECTOS:

SANITÁRIOS

Contribui decisivamente para a melhoria da saúde pública.
 

AMBIENTAIS

Evita a poluição do ambiente ( água, ar e solos ) provocada pelo lixo;
Aumenta a vida útil dos aterros sanitários, pois diminui a quantidade de resíduos a serem dispostos.
 

ECONÔMICOS

Gera empregos para a população não qualificada;
Melhora a produção de compostos orgânicos, a partir da reciclagem de resíduos orgânicos (compostagem).
 

SOCIAIS

Contribui para a diminuição da marginalidade, pois auxilia a retirada das pessoas dos lixões, e para a melhoria da qualidade de vida.
 

EDUCACIONAIS

A atividade de reciclagem quer industrial ou artesanal bem como as centrais de triagem ou usinas de compostagem, têm fortes vínculos com a formação e educação ambientais de crianças, jovens e adultos. Essas instalações, além de serem unidades de tratamento do lixo, podem funcionar como grande laboratório de ciências para que professores e alunos tenham aulas práticas e discorram sobre maneiras de reciclar.
 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta. Assim, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo lixo que geram.
 

POLÍTICOS E INSTITUCIONAIS

Um programa institucional, seria um importante mecanismo para mobilizar as comunidades, criar parcerias com o poder público e ressaltar a participação indispensável do cidadão no sucesso e alcance dos objetivos do processo, além de destacar seus vários benefícios para a coletividade.
São por esses motivos que a Med-Tour Saúde vem se empenhando cada vez mais em promover a sustentabilidade, e contribuir de maneira concreta com a preservação e manutenção do meio ambiente.

Obs.: A maior parte do material reciclável é retirado por cooperativa de catadores da cidade; onde demonstramos nossa preocupação com o destino dos resíduos e com a sustentabilidade ambiental. Esta iniciativa é também uma ação social, que tem colaborado ativamente com a comunidade.